statcounter

8.5.11

A challenge is a challenge

[COUNTABLE/UNCOUNTABLE] something that needs a lot of skill, energy, and determination to deal with or achieve,especially something you have never done before and will lenjoy doing. in http://www.macmillandictionary.com/dictionary/british/challenge


1ª reacção:


















e apeteceu-me


mas depois




e pronto, vá! 


1.Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
A História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar - Luís Sepúlveda. Pela ternura que escorre e nos inunda a cada página. Por nos imbuír de mensagens fundamentais sem recorrer à moral(zinha).
Por me recordar os meninos de um 8º:

"-Setôra, tá na hora do Zorbas!"
(lia-lhes um capítulo por aula, 10 minutos antes da hora de saída,fazendo as vozes das
personagens e tudo)                                                    
"-Setôra, sabe?! nunca ninguém me tinha contado uma história"
(só lhe consegui responder com um sorriso, porque a voz ficou-se-me encravada )

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Viagens na minha terra - Almeida Garrett. Leitura obrigatória! Começou logo mal. Só me recordo de duas histórias paralelas entediantes (uma e outra): a puto do comboio parecia que só passava por oliveiras e a Joaninha era uma parva indecisa ... mas posso estar errada.
Foi a primeira vez que desisti de algo. (mal sabia eu!!!!Ah! a inocência!) 

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Dune - Frank Herbert. Pela generosidade criativa do autor. Apesar da linha messiânica em que a história se baseia, esta é tão rica que possibilita, ao leitor, criar/imaginar alternativas dentro de alternativas da história. Por oposição a um Senhor dos Aneis, por exemplo, em que Tolkien açambarcou essa diversão para si, de tão exaustivo que foi.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
As Farpas - Eça de Queirós. Continua, pacientemente, à minha espera ali na estante. Perdeu a vez para a Festa do Chibo - Mario Vargas Llosa e para a triologia Millenium - Stieg Nielsen, mas sei que não me leva a mal.


5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Os Maias - Genial! Terminar um livro com humor e uma referência gastronómica.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Se tinha!!! Recordo-me de chagar a minha mãe com uma pergunta ansiosa e recorrente " Falta muito para poder ir para a escola aprender a ler?"
Recordo-me de olhar para o jornal do meu pai aflita de curiosidade por descobrir o que aquelas letras contavam.
A escolha dos meus presentes simplificou-se. Os meus pais sabiam o que me faria feliz.
O meu primeiro dia triste foi quando uma horda de indivíduos com tochas acesas nos obrigou a sair de casa com pouco mais do que aquilo que tínhamos vestido; apenas levei os livros que couberam nos meus braços de menininha.
Ah! As bibliotecas itinerantes da Gulbenkian.O dia em que a carrinha chegava era a puta da loucura  para a menina retornada e os outros meninos e meninas  daquela aldeiazinha perdida numa serra algarvia, ainda sem electricidade (candeeiros de vidro que se enchiam com "pitróil"). Devorava o que me aparecia, desde os da Enid Blyton a Mark Twain ou Dostoievski (abrange um período de alguns anos e a menina foi crescendo. Não li os Irmãos Karamazov aos 10 anos rsrs) Mas isto implicava ser das primeiras a chegar para conseguir ficar com os "livros dos rapazes" - Emilio Salgari ( o que eu adorava o Sandokan ... e via nas revistas as fotografias do actor com olhos verdes ... bem, a pré-adolescente ...enfim! deve ser por isso que ainda hoje uns olhos claros num homem destemido me fascinam ... ou não )

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
O Memorial do Convento - José Saramago. Li-o até ao fim por gratidão, pela cena em que os reis tentam procriar.   
( um livro que me faça rir merece ser tratado com dignidade )

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Ui!!! esta é dificil.Os referidos em 1, 3, 4 e 5.
Consultório Sexual da Drª Tatiana para toda a criação  -  Olivia Judson
A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
O Inverno do nosso descontentamento  - John Steinbeck
No fio da navalha - W. Somerset Maugham
O principezinho - Antoine de Saint-Exupéry
O velho que lia romances de amor - Luís Sepúlveda
Sinais de fogo + Os grão-capitães + a poesia - Jorge de Sena  
Ah! mais vale indicar escritores : as Marguerites - Duras e a Yourcenar; Simone de Beauvoir; Italo Calvino; Boris Vian; Oscar Wilde; Bertold Brecht; Gabriel Garcia Marquez; Erico Veríssimo; Cecilia Meireles; Clarice Lispector; Isaac Asimov; Rex Stout; Philip K. Dick; ( ai a angústia. É como se me esquecesse de convidar amigos para uma festa)
Nota: A ordem está condicionada pelo estado de espírito do momento 


9. Que livro estás a ler neste momento?
2º capítulo de Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa ( é tão bom que dói saber que existe a última página)
Como leitora sou fácil deslumbrada ávida - se um(a) escritor(a) me seduz, procuro ler o que dele(a) existe publicado.
Nunca me impressionei por aí além com os prémio Nobel da Literatura. Até agora :)

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
 Nop! Só para o João (mais nada) porque tenho quase a certeza que  se vai divertir :D Não tenho a (quase) certeza em relação a mais nenhum :P ( desconfio até que alguns soltariam um ou dois...quiçá três palavrões )Mas o banquete é de quem se quiser servir :)


Chiça penico! Desta já está. Nota para self: Never accept a challenge again.EVER!!!

5 comments:

.:GM:. said...

Olha, olha, na única resposta que eu falei meio a sério, também falaste do Emilio Salgari :-) E essa dos tipos com as tochas acesas despertou-me a curiosidade. :-P E podes estar descansada, que se depender de mim não surgem mais desafios!! :-P

biobloga said...

:) obrigada. A cena pouco fixe das tochas acesas foi em Luanda, Nov. de 74, uma turba que gritava "os brancos saem ou morrem queimados"... uma das pequenas histórias não contadas da descolonização. Tenho pior, mas lá está - são coisas que eu sei e não interessam a ninguém. eheheh :)

.:GM:. said...

Associei às ex-colónias, tenho uma amiga na Guiné que passou por algo parecido, ou á África do Sul. E tens razão coisas dessas, são não são para ser publicitadas.

biobloga said...

cicatrizes! mas não me roubaram a alegria de estar viva :D

olha o teu blog está com sofware malicioso e não dá para abrir (só a o teu perfil é visivel) :( boa sorte na resolução da coisa.

Hélio said...

so agora é q vi este post, depois de ter escrito DE CABEÇA o monologo da Irulan [de q eu proprio citei a 1ª, deliciosa, linha no meu blohhhhhg ('ohhhh' de decepçao)]. Muito bem. Bons gostos. Nos livros favoritos e que leria para sempre, punha todos os Dune's (os 6 ou 7, mas especialmente os 3 primeiros), 'Ash' de Mary Gentle (com um nome destes nao m admirava q fosse Dominatrix), o Principezinho, o Black Magician Trilogy da Trudi Canavan, o Profeta do Khalil Gibran, as Cronicas do Ivan o Terrivel (e qualquer literatura russa, basically - ah povo de coração!), a Aparição do tio Gigi, o Rebelde, o Estrangeiro e o Muro do tio A.Camus, e o meu baralho de Tarot pq a minha vida dá um filme de foda do caralho.